BLOG NUTRIMÃE

PARA NÓS, INFORMAÇÃO É O PONTO DE PARTIDA PARA RESIGNIFICAR NOVOS HÁBITOS. BOA LEITURA!

Icon Heart Page

Como preparar o corpo para a gravidez

Quem decide ser mãe sabe que precisa preparar o corpo para a gravidez. Basicamente, é necessário fazer um check up básico de saúde e promover algumas mudanças na alimentação para garantir que seu bebê tenha mais saúde e seus 9 meses sejam de pura felicidade e curtição.
Aqui a gente preparou uma provável lista das principais tarefas e exames que seu medico vai pedir para preparar o corpo para a gravidez:

  • Histórico médico com uma lista dos seus problemas de saúde, como se já operou, medicamentos que toma, método anticoncepcional adotado e, claro, histórico familiar de doenças, é fundamental. Pressão alta, depressão, problemas genéticos e afins devem ser reportados.
  • Fazer um papanicolau antes de engravidar pode ser muito bom. Durante a gestação e alguns meses depois do parto esse exame não sera feito.
  • Faça exames ginecológicos para detectar bactérias, como a clamídia, ou fungos que possam estar presentes no seu corpo.
  • Faça um exame de urina. Uma infecção pode provocar aborto espontâneo, bebês com baixo peso ou até prematuros. O ideal é tratar uma possível infecção antes de engravidar.
  • Hemograma completo é necessário para detectar uma anemia, doenças ou outro indicador alterado. É a hora de saber sobre hepatite, rubéola, toxoplasmose, entre outros.
  • Verifique a pressão arterial que, caso seja alta, pode causar pré-eclâmpsia ou causar problemas na placenta. Neste caso, antes de engravidar, ela precisa estar controlada.
  • Vacinação em dia é fundamental para quem quer engravidar. Rubéola, catapora, hepatite e até gripe estão na lista de vacinas que podem ser importantes.
  • Complemento de ácido fólico costuma ser recomendado para mulheres que querem engravidar. Ele é fundamental para a boa formação do bebê e pode ser prescrito pelo médico alguns meses antes da gravidez.
  • Álcool, cigarro e drogas devem ser cortados, se possível. Eles fazem mal para a gestante e mais ainda para o bebê.


Leia também:

7 frutas que toda gestante deve comer

DATA
15 de dezembro de 2016
CATEGORIAS
Qualidade de Vida

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *